28 de janeiro de 2012

COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL

Belíssimo filme indiano, na íntegra, sem cortes, que retrata com maestria as dificuldades enfrentadas por um aluno disléxico. 
Emocionante e com trilha sonora igualmente tocante! 
Não poderia deixar de compartilhar tão sublime obra com aqueles que em geral são os primeiros a detectarem os sinais iniciais de dificuldades de aprendizagem: o professor.
Para pais e mestres, para quem não conhece, vale a pena conhecer. Para quem já conhece, "vale a pena ver de novo".


Patricia Costa




18 de janeiro de 2012

LDB poderá ter limites ao número de alunos por turma


As turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental poderão contar com no máximo 25 alunos. Nos anos subsequentes do ensino fundamental e no ensino médio, poderão estar em cada sala de aula até 35 alunos. Os limites estão previstos no Projeto de Lei do Senado (PLS) 504/11, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que está pronto para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde receberá decisão terminativa .
O projeto modifica o artigo 25 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), segundo o qual será “objetivo permanente” das autoridades responsáveis alcançar uma “relação adequada” entre o número de alunos e o professor. Segundo parágrafo que será acrescentado ao artigo, caberá a cada sistema de ensino, “à vista das condições disponíveis e das características regionais e locais”, estabelecer como se dará essa relação adequada, assegurados os tetos máximos de 25 e 35 alunos por turma.
Segundo o autor da proposta, não se pode tolerar o funcionamento de turmas com quarenta ou mais alunos no ensino fundamental e sessenta ou mais no ensino médio, muitas vezes a partir do que chamou de motivações de falsa “economia” nas redes públicas e de “lucratividade acintosa” nas escolas privadas. Nem classes tão numerosas na pré-escola, que impediriam, a seu ver, o atendimento individualizado e a avaliação contínua do “delicado e artesanal processo de alfabetização”.
“De fato, de que adianta obter um ‘gasto por aluno’ menor em rede pública se não se consegue a correspondente aprendizagem, e os estudantes precisam de muitos mais anos para concluir a etapa de ensino? E qual é o proveito de se reduzir o valor das mensalidades, se o preço é a deseducação dos adolescentes e jovens? – questiona Costa na justificação do projeto.
Em seu voto favorável, a relatora da proposta, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), pondera que, em média, o Brasil teria chegado ao teto sugerido de alunos por cada sala de aula. Mas os limites propostos não são respeitados em algumas regiões do país. O excesso de alunos por turma, em sua opinião, pode estar ligado ao baixo desempenho de estudantes nessas regiões.
- A medida proposta pode ser pertinente para o aperfeiçoamento e a qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Ademais, ela poderia prestar-se à interrupção do ciclo de reprodução dessas desigualdades entre as diversas esferas administrativas no campo educacional, contribuindo, igualmente, para a redução da desigualdade de oportunidades educacionais nos diferentes espaços do país – conclui a senadora.
Fonte: www.portal.aprendiz.uol.com.br

9 de janeiro de 2012

Universidades Privadas no Rio fecham portas



Depois de 38 anos de dedicação a uma instituição, um professor pode até esperar ser demitido. Mas receber esta notícia na véspera do Ano Novo, por telegrama, deixou um mestre arrasado, até porque ele sabe que não está só. No fim de dezembro, estima-se que somente a Universidade Gama Filho, onde ele trabalhava, dispensou cerca de 300 funcionários, incluindo técnico-administrativos. Corte de pessoal, no entanto, é apenas um dos problemas enfrentados por universidades particulares do Rio. Afetadas pela má gestão, segundo especialistas em educação, elas também atrasam salários, não depositam o fundo de garantia dos trabalhadores e, sem alternativa, chegam a fechar as portas. A tradicional Universidade Santa Úrsula, que já teve um dos vestibulares mais concorridos entre as instituições privadas do estado, acaba de suspender as atividades. Sequer fez seleção para 2012.

- Bate uma tristeza ver o que está acontecendo. Parece que a administração quer desmantelar a universidade - diz o professor demitido pela Gama Filho, que não quer se identificar.

No ano passado, a universidade passou a ser administrada pelo grupo Galileo Educacional, que, em nota, informou que está fazendo "reestruturação administrativa e acadêmica, com o objetivo de oferecer infraestrutura adequada ao ensino de qualidade". No comunicado, diz que a mudança de natureza jurídica da mantenedora, antes filantrópica, causou um impacto de 25% nos custos da instituição relativos à tributação. Os alunos sentiram no bolso o peso desse percentual. No curso de Medicina, a mensalidade de R$ 2.700 passou para R$ 3.450.

- Pagava R$ 690, mas até dia 5 tinha 20% de desconto. Agora é R$ 815, sem desconto - diz Helena Martins, do 3º período de Enfermagem da Gama Filho.


Muita vaga para pouco candidato

A UniverCidade, outra instituição carioca administrada pelo grupo Galileo, também demitiu aproximadamente 300 profissionais no fim de 2011, segundo o Sindicato dos Professores do Município (Sinpro-Rio). Além disso, fechou uma unidade. Na Rua Dona Isabel, em Bonsucesso, o letreiro já foi arrancado da fachada do prédio 94. Do lado de fora da faculdade, através das grades do portão, é possível observar as cadeiras empilhadas no corredor. Procurada pelo GLOBO, a instituição não respondeu às perguntas enviadas por e-mail. No entanto, funcionários contaram que os alunos estão sendo informados sobre as mudanças.

Ludmila Santos, aluna do 5período de Administração da UniverCidade, diz que não recebeu comunicado da instituição. Apenas o boleto com o valor da mensalidade de janeiro, reajustado em 18%:

- Vou pagar R$ 550, mas não sei onde vou estudar.

O futuro de Rodrigo Carvalho de Souza é ainda mais incerto. Bolsista do curso de Direito, ele teme pelo fim do benefício:

- Tenho 63 anos e passei em primeiro lugar no vestibular. Ganhei bolsa integral.
 
Vice-presidente do Sinpro-Rio, Antonio Rodrigues diz que a crise enfrentada por algumas faculdades particulares é reflexo do crescimento desordenado ocorrido nos últimos dez anos, sem o devido controle do estado. Amanhã, haverá uma reunião no sindicato para os professores demitidos pela Gama Filho e pela UniverCidade.

- Quem não tem competência não se estabelece. As instituições privadas detêm mais de 70% do ensino superior no país. Existe uma seleção natural, e a crise é efeito da concorrência. Algumas expandiram muito - avalia Rodrigues.

Integrante do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães Castro fez parte do Ministério da Educação de 1995 a 2002. Foi presidente do Inep e secretária-executiva do MEC no período em que ocorreu a expansão do ensino superior. Hoje, ela reconhece que a demanda não cresceu na mesma intensidade da oferta no setor:

- A demanda não se confirmou. No país, há 1,8 milhão de formandos no ensino médio para 2,2 milhões de vagas. Além disso, muitos chegam à faculdade despreparados e não continuam no curso. A evasão afeta as finanças, e algumas faculdades optam pela fusão com grupos e outras instituições de ensino, pressionando faculdades menores - analisa Maria Helena, que espera mais fiscalização por parte do governo. - Falta uma política para o ensino superior. O MEC baixa normas, faz avaliações, mas não basta. Não adianta autorizar abertura de mais faculdades se não há demanda. Haverá mudança no ministério, é um bom momento para discutir o assunto.

Segundo o Sinpro-Rio, a Universidade Castelo Branco, que está com dois meses de salários atrasados, fez um empréstimo bancário recentemente. Mas, em vez de quitar a dívida com os profissionais, montou nova unidade num shopping da Zona Norte. Em nota, o Centro Educacional de Realengo, mantenedor da Castelo Branco, informou que já está tomando "providências possíveis e necessárias para acertar o pagamento".

Na Universidade Candido Mendes, o FGTS não é depositado há mais de dez anos, segundo a professora Magna Corrêa Lima Duarte. A reportagem fez contato por telefone, mas não conseguiu localizar representantes da instituição.

Problemas financeiros também afetam a Santa Úrsula, que, segundo professores, já ofereceu cadeiras para pagar uma dívida trabalhista. De acordo com o advogado Sérgio Bermudes, que representa a universidade, a instituição não esconde suas dificuldades. No ano passado, diz ele, havia 183 matriculados, a maioria bolsista:

- A Santa Úrsula não acompanhou o desenvolvimento do ensino superior no país. Decidimos suspender as atividades para buscar uma solução, quem sabe uma parceria com outra instituição. Também nos preocupamos com os alunos. Vamos tentar indicar instituições a eles.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/universidades-privadas-em-crise-demitem-fecham-unidades-no-rj-3598278


Diferença entre SISU e PROUNI



Qual a diferença entre o ProUni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU?

São programas do Governo Federal que estão à disposição para beneficiar o aluno que pretende ingressar em uma universidade, seja ela pública ou particular. Vamos ás diferenças:



ProUni - O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

SISU - O Sistema de Seleção Unificada (SISU), é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Principal diferença:


Prouni
- Bolsa de 50% a 100% em universidades PARTICULARES. Destinados a estudantes com baixa renda.


SISU - Sistema unificado de vestibulares para Universidades PÚBLICAS.



O candidato pode concorrer aos dois programas, mas não é possível se matricular em duas faculdades pelos programas, devendo optar, caso classificado, por um dos dois de acordo com a nota obtida no ENEM.
Para concorrer aos programas é necessário se inscrever e fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pois é através da nota no ENEM que será possível conquistar uma vaga.




Fonte: http://prouniportal.mec.gov.br e www.zun.com.br

7 de janeiro de 2012

DIFERENÇAS ENTRE OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Fônico
Enfatiza as relações símbolo-som. Há duas "correntes". Na sintética, o aluno conhece os sons representados pelas letras e combina esses sons para pronunciar palavras. Na analítica, o aluno aprende primeiro uma série de palavras e depois parte para a associação entre o som e as partes das palavras. Pode utilizar cartilhas.

Linguagem total ("whole language")
Defende que os sistemas linguísticos estão interligados, e que a segmentação em imagens ou sons deve ser evitada. Os estudantes são apresentados a textos inteiros, já que acredita-se que "se aprende lendo". Em sala de aula, o professor lê textos para os alunos, que acompanham a leitura com o mesmo texto, assim se "familiarizando" com a linguagem escrita. A partir dessa familiarização, vão aprendendo palavras e, depois, as sílabas e as letras. Não utiliza cartilhas.

Orientação dos PCNs
Diagnóstico prévio do aluno antes de optar por qualquer método. Algumas crianças entram na primeira série sabendo ler. O professor lê textos em voz alta e é acompanhado pela classe, que tem em mãos os mesmos textos. Os alunos são estimulados a copiar textos com base em uma situação social pré-existente: por exemplo, eles ouvem poesias e compõem, por cópia ou colagem, seus cadernos de poemas favoritos. A leitura em voz alta por parte dos estudantes é substituída por encenações de situações que foram lidas, desenhos que ilustram os trechos lidos etc. As crianças aprendem a escrever em letra de forma; a consciência fônica é uma consequência. Não utiliza cartilhas.

Alfabético
Os alunos primeiro identificam as letras pelos seus nomes, depois soletram as sílabas e, em seguida, as palavras antes de lerem sentenças curtas e, finalmente, histórias. Quando os alunos encontram palavras desconhecidas, as soletram até decodificá-las. Pode utilizar cartilhas.

Analítico
Também conhecido como método "olhar-e-dizer", começa com unidades completas de linguagem e mais tarde as divide em partes. Exemplo: as sentenças são divididas em palavras, e as palavras, em sons. O "Orbis Sensualium Pictus" é considerado o primeiro livro escolar importante. Abaixo das gravuras estavam os nomes impressos para que os estudantes memorizassem as palavras, sem associá-las a letras e sons. Pode utilizar cartilhas.

Sintético
Começa a ensinar por partes ou elementos das palavras, tais como letras, sons ou sílabas, para depois combiná-los em palavras. A ênfase é a correspondência som-símbolo. Pode utilizar cartilhas.



Fonte: http://projetopedeventoeducopedia.blogspot.com/

3 de janeiro de 2012

Aula de biologia revela traição e leva a divórcio em Taiwan

Uma aula de biologia sobre os diferentes tipos sanguíneos levou ao divórcio de um casal, depois que um aluno questionou suas origens e descobriu que seu pai "oficial" não é o biológico.

A lição levou o menino a questionar em casa como seu sangue é tipo B se seus dois pais têm sangue tipo A, o que gerou as suspeitas do pai.



Um exame de DNA comprovou que a criança não era filho biológico do pai, e no julgamento pelo divórcio, ganho pelo pai, se descobriu que a esposa iniciou uma relação extraconjugal com dois anos de casada e acabou engravidando do amante.

Fonte: www.noticias.uol.com.br

Aluno sofre bullying na escola e é indenizado em R$ 10 mil

A reportagem abaixo, extraída do site "Última Instância" , nos mostra mais uma vez que Bullying é coisa séria, e como no Brasil lei só vinga quando o orçamento é afetado, foi preciso que o Juiz do Ceará condenasse a instituição de ensino em que o crime ocorreu a pagar indenização ao menor. Talvez se políticas educacionais de prevenção, orientação, quiçá punição fossem desenvolvidas na Unidade Escolar, tais transtornos poderiam ter sido evitados. Leia a matéria na íntegra: 


A 2ª Câmara Cível do TJ-CE (Tribunal de Justiça do Ceará) manteve sentença que condenou a Organização Educacional Academos (Ceará) a indenizar em R$ 10 mil um menino de 11 anos agredido no banheiro da escola.

Nos autos consta que, em 2005, ao final do recreio, o menino de 11 anos foi surpreendido por três rapazes maiores de idade e levado à força para o banheiro. Eles jogaram o garoto no chão e tentaram retirar a calça dele. O grupo parou somente porque a vítima gritou.

A mãe do menino alegou que o jovem passou a sentir medo e teve que buscar apoio psicológico. Por esse motivo, entraram na Justiça contra a instituição de ensino. Em outubro de 2010, o Juízo da 10ª Vara Cível de Fortaleza condenou o colégio a pagar R$ 10 mil, a título de danos morais.

A instituição entrou com recurso no Tribunal, e defendeu ter agido rapidamente e cuidou logo de adotar as medidas cabíveis para minimizar o choque sofrido pelo aluno. Alegou ainda que puniu com expulsão os agressores.

A 2ª Câmara Cível, no entanto, manteve a decisão de primeira instância. No voto, a relatora do processo, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, entendeu não ser possível excluir a responsabilidade da escola sob a justificativa de que o ato foi punido.

A desembargadora ressaltou que houve omissão da instituição em não fiscalizar corretamente a rotina dos estudantes.



Fonte: www.ultimainstancia.uol.com.br

2 de janeiro de 2012

20 livros de literatura infantil para download gratuito

literatura infanto juvenil é um ramo da literatura voltado para as crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos de idade. Este tipo de obra procura utilizar diversas imagens para ilustrar o texto e costumam usar personagens na mesma faixa etária dos leitores.


Pensando neste público, reunimos 20 livros de literatura infantil que estão disponíveis na internet para download gratuito. Estes livros estão sob domínio público ou possuem a devida licença do autor para serem disponibilizados gratuitamente.



Confira a seguir os 20 livros de literatura infantil para download grátis:


A borboleta azul


A Bruxa e o Caldeirão


O peixinho e o gato


No reino das letras felizes

O galo Tião e a dinda Raposa

Histórias da Avózinha

Chuva e Sol


O galo Tião e a vaca Malhada


Dom Quixote



Pai, posso dar um soco nele?


Histórias que acabam aqui


Conto ou não conto?


O ramo verde


Meiguice


O mistério do anel de pérola


O ratinho Rói-Rói


Eu que vi, eu que vi


O leão Praxedes


Amanda e os Nanorobôs


O pacto maldito e outras histórias de morte


Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/12/09/896961/20-livros-literatura-infantil-download-gratuito.html







 
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